Perguntas Frequentes
Como faço para comprar um Certificado Digital?
Um Certificado Digital é a sua identidade digital no meio digital, garante agilidade, reduz custos e aumenta segurança nos processos. Só pode ser emitido por um Agente de Registro (AGR) autorizado. Para você adquirir o seu ou o da sua empresa, entre em contato com a gente.
Quais as vantagens de um Certificado Digital?
Os Certificados Digitais servem como uma identidade digital, e permite você identificar e representar pessoas ou empresas no meio digital, trazendo diversos benefícios:
- Rapidez e segurança com o uso da criptografia;
- Economia de tempo e recursos par você ou sua empresa;
- Acaba com processos engessados, onde você pode resolver tudo em meio digital;
- Praticidade na resolução de problemas em meio digital;
- Garantia de integridade e autenticidade jurídica.
Posso usar o meu Certificado A1 em mais de um computador?
O Certificado A1 fica armazenado no PC e é possível a criação de cópias para uso em outros dispositivos. Durante a emissão é gerada, de forma automática, uma cópia de segurança que é salva na área de trabalho. Sendo assim, você só precisa copiar esse arquivo para o outro computador que desejar.
Como faço para usar o meu Certificado A3 em mais de um computador?
O Armazenamento do Certificado A3 é feito no cartão ou token. Para uso em outra máquina é só desconectar o Certificado do dispositivo, plugar em outro equipamento e instalar o driver. Se estiver na nuvem, você precisa apenas de um procedimento: instalar o aplicativo Bird ID.
Como faço para usar o meu Certificado em token?
depois de gerado e criptografado em uma chave externa, o Certificado Digital em token pode ser usado em qualquer computador que tenha um leitor USB.
Como faço para usar o meu Certificado em cartão?
Você vai precisar de um leitor de cartão no computador. É uma boa alternativa para pessoas físicas ou empresas que precisam de uma opção fácil para operações em grandes bancos de dados.
Formatei o computador. O que aconteceu com o meu Certificado Digital?
Se o seu modelo for do tipo A1 e não possuir cópia de segurança, você perderá e será preciso comprar outro. Se for do tipo A3, você precisará configurar novamente, instalando os programas.
Perdi o meu token/cartão. O que devo fazer?
Entre em contato com a gente e peça a revogação. A mesma solicitação deve ser feita em caso de roubo, alteração, acesso não autorizado, comprometimento ou suspeita de exposição da chave privada correspondente ou da mídia armazenadora, e quando houver informação incorreta no certificado.
O meu Certificado Digital venceu ou vai vencer. O que devo fazer?
Verifique o prazo de validade do seu Certificado Digital para não esquecer da renovação. Entre em contato com a gente e faça a renovação do seu agora.
Como escolher entre os Certificados A1 e A3?
A diferença entre os Certificados A1 e A3 é a forma que são gerados e armazenados.
O Certificado A1 é emitido e armazenado em computador, podendo ser utilizado com facilidade em vários computadores. Assim, costuma ser muito usado em atividades corriqueiras que necessitem de assinaturas digitais, como a emissão de notas fiscais. Tem validade de 1 ano (12 meses).
O Certificado A3 também pode ser utilizado em várias máquinas e, por ficar alocado em uma dispositivo físico externo criptografado (token, cartão ou nuvem – o Bird ID) é o melhor em proteção de dados! O acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é feito por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem. Você vai precisar por sua senha sempre que for fazer uma transação, garantindo, assim, segurança no uso das suas informações após o uso. Sua validade pode variar de 1 até 3 anos.
Quais são os requisitos para realização da Videoconferência?
Você precisa ter cadastro no PSBIO e ter pelo menos 1 Certificado Digital expirado.
A videoconferência será permitida somente para Renovação?
A videoconferência é permitida apenas para quem já possui ou possuiu Certificado Digital.
Quais modelos de Certificado poderão ser renovados?
Todos os modelos podem ser renovados (A1 e A3), desde que cumpram os requisitos da renovação digital.
A videoconferência poderá ser realizada somente pelo aplicativo ou também pelo computador?
O proprietário do certificado poderá optar por fazer pelo aplicativo ou pelo computador, porém os aplicativos de todo modo terão que ser baixados para coleta da digital.
Quais são os aplicativos que precisarão ser baixados pelo cliente?
S-Validação e SPIDX.
Haverá consulta do CPF para saber se o cliente poderá realizar a videoconferência?
Sim. Consultando tanto CPF quanto CPNJ para saber se o cliente poderá ser atendido por videoconferência.
Se o cliente tentar coletar a biometria e não conseguir como será o processo?
São 2 situações. A primeira, caso o cliente não faça da forma certa as coletas, ele receberá um e-mail pedindo que as coletas sejam realizadas refeitas, bastando entrar no aplicativo e clicar em “coletar biometria”.
Na segunda situação, pode acontecer do sistema não encontrar ou não aceitar por mais que o cliente tente e, neste caso, o cliente deverá ser orientado a procurar o AGR mais próximo.
A renovação por videoconferência será realizada somente para certificados Nosso?
Não. Serão autorizadas renovações de Certificados, também, de outras ARs.